Blog

rh.png

A Agilidade e a salada de frutas



Agilidade, mindset, puff, frameworks, kanban, lean, escorregador, Kanban, scrum, sprint, post it, festa do caqui... e por ai vai.


Que zona é essa acontecendo no mundo? 🤯


Quando comecei a conhecer mais sobre agilidade tinha a sensação que a cada artigo lido eram 3 passos pra trás. O desgrama...


Ligando os pontos aqui, vejo 2 tópicos importantes:


1️⃣ O primeiro grande desafio foi desaprender muita coisa, para dar espaço para o novo entrar...

2️⃣ O segundo: a necessidade de colocar coisas num raciocínio linear. Que raios é isso? Colocar numa ordem, de preferência cronológica. O que vem primeiro? Qual a conexão de disso com aquilo? 😫


Foi assim com o Inglês. Bendita seja a professora nossa de cada dia! É assim quando existe algo em comum entre livros distintos...


Deixando a ligação de pontos de lado, vamos lá!


Entendo mais sobre agilidade


Essa bagaça de agilidade é muito aplicada no mundo da tecnologia e está se alastrando por toda parte. Agora todo mundo quer ser ágil. É chique benhê! sqn!


Agilidade é diferente de velocidade, que não é sinônimo de tecnologia...


Meu marido tem uma plantação de legumes orgânicos, lá na roça tem zero tecnologia, mas pensa numa turma que vive a agilidade?


Agilidade é a capacidade de mudar a direção no menor tempo possível.


O manifesto ágil surgiu em 2001 por uma galerinha da tecnologia e tem 4 princípios, mas desde bem antes havia um grande incômodo sobre a forma que se desenvolvia software. Depois apareceu o Modern Agile, que deixou os princípios mais simples de serem replicados em outras áreas:


🧡 Torne Pessoas sensacionais


📦 Entregue valor a todo instante


🛡 Faça da segurança um pré requisito


🧪 Experimente e aprenda rápido


Ai vem os frameworks ágeis que são o mesmo que ferramentas ou metodologias, ou seja, maneiras de trazer para a prática a mentalidade ágil.


Algumas dessas (metodologias) surgiram antes do manifesto ágil, porém se encaixam nos princípios e se juntaram ao time. 🎉 Quase todas as palavras que tem ali na primeira frase são frameworks ou métodos. O puff, escorregador e a festa do caqui foi a pegadinha da prova... 😏


O que o post-it tem a ver com o role? Eles ajudam na gestão visual, pode parecer só embelezamento de ambiente, mas no final das contas, ajuda demais o time. Com o aumento do trabalho remoto tem muita ferramenta ajudando a na gestão visual online, legal né!?


Resumindo: Agilidade é uma mentalidade, e praticamente todo resto que vem acoplado, são ferramentas ágeis pra ajuda a botar na prática.


Pq afinal, saber e não praticar é o mesmo que não saber.


Ajudou ou ferrou mais ainda essa salada de frutas?


Marca aqui alguém que vai curtir saber mais sobre a velocidade, ops agilidade! 👊


Você também pode acompanhar mais conteúdos pelo Instagram @tamilima.bla😉